A imaginação adquirida com a leitura e o ambiente adequado
Como já mostram que quanto mais cedo se começa a ler maiores são as chances de se torna um grande leitor. A criança que lê e tem contato com a literatura infantil desde cedo, isso é com o incentivo dos pais ela é beneficiada em diversos sentidos: aprende a pronunciar melhor as palavras e consegue se comunicar melhor de forma geral. É pelo meio da leitura que a criança desenvolve a criatividade e a imaginação adquirindo também o conhecimento da cultura e da escrita. Ler é um habito prazeroso que nos faz viajar em diversos mundos imaginários.
O CANTINHO DA LEITURA
Como o próprio nome já diz, o cantinho da leitura é um lugar reservado à leitura de contos, de gibis, de revistas, além de livros de pintura, de desenho, dentre outros.
É importante que o professor convide os alunos a participar do cantinho pelo menos três vezes por semana, a fim de criar um hábito de interesse na criança. Além disso, é fundamental que o educador forme esse ambiente com a ajuda dos seus alunos, para que desde o início haja uma interação com o local e também entre professor-aluno e aluno-aluno.
Se houver espaço e meios, o professor pode colocar almofadas no local ou pufes. Dessa forma, os alunos se sentirão mais a vontade, o que produzirá um desbloqueio à leitura. O cantinho da leitura será encarado como um momento para relaxar, e os alunos estarão aprendendo sem que percebam.
É importante que os livros estejam ao alcance das crianças assim elas terão mais liberdade com a escolha do livro.
No final da leitura, o educador pode convidar dois ou três alunos para contar a história que leu.
Essa atividade produzirá hábito de leitura, interação entre os alunos, aprendizado coletivo, respeito (silêncio quando o colega estiver lendo ou contando a história), noção de tempo (há tempo para brincadeiras, há tempo para relaxar, para ler, para conversar, etc).