sábado, 17 de setembro de 2016

           HQ

  As HQs como ferramenta de leitura infantil


A leitura constitui um importante processo para a aquisição, compreensão e produção de conhecimentos, especialmente quando ela começa a fazer parte da aprendizagem das crianças.  Futuros leitores ou não-leitores (o termo leitores empregado aqui no sentido de indivíduos que fazem da ação de ler, seja pelo prazer ou pelas atividades do trabalho, um processo contínuo) podem ser traçados ainda nessa fase da vida, pois quanto mais cedo se estabelece o contato com a leitura, maiores são as chances de um indivíduo tornar-se apreciador dela.  Mas existe algo do qual as crianças já são apreciadoras natas e que desperta muito o interesse delas, algo que é “exclusivo” da infância e que está relacionado ao universo da leitura: são as histórias em quadrinhos (HQs) ou os gibis.  Note que a palavra entre aspas sugere que a exclusividade não é apenas dos pequenos quando se trata das histórias em quadrinhos, visto que muitos adultos também gostam das HQs, e tendo em vista também que elas abrangem conteúdos variados para diversos públicos.


                         A História em Quadrinhos e a alfabetização



No processo de alfabetização e letramento, os instrumentos de leitura e escrita são  fatores fundamentais nesse período em que a criança está conhecendo o mundo à sua volta, o significado das coisas e fatos vivenciados. Para aprender a ler é preciso pensar a escrita, o que a escrita representa e como ela representa graficamente a linguagem.

As Historias em Quadrinhos utilizados em situações didáticas podem fornecer especial análise e reflexão sobre o sistema alfabético de escrita e a correspondência fonográfica. Por meio das imagens, a criança compreende o que está lendo ou imagina o que estaria escrito, dando a essa leitura uma expressão, gerando ideias e proporcionando novos conhecimentos. 







As historias em quadrinhos possibilita para a criança momentos divertidos e prazerosos, pois ela é uma forma lúdica e divertida de incentivar a leitura aos pequenos, e também aos adultos, justamente por serem textos curtos e de fácil acesso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário